quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Brincar

O conceito de brincar é infinitamente flexível, oferecendo escolhas a fim de apontar a importância do brinquedo na Educação Infantil. O mundo da criança difere do adulto, nele há o encanto da fantasia, do faz de conta, do sonhar e do descobrir. Portanto, a brincadeira é uma situação privilegiada de aprendizagem infantil onde o ambiente deve ser acolhedor para desabrocharem todas as potencialidades da criança, sendo que a escola tem como pressuposto servir ao desenvolvimento infantil.
O brincar favorece a autoestima e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem. As brincadeiras e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
A brincadeira é a atividade que faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do local onde vive, dos recursos disponíveis, do grupo social e cultura da qual faça parte, todas as criança brinca. Dentro dessa perspectiva, deve-se abordar o grande valor do ato de brincar na construção do conhecimento, pois, permite que a criança explore seu mundo interior e descubra os elementos externos a si, exercite a socialização e adquira qualidades fundamentais para o seu desenvolvimento. Com base nessas considerações, as professoras que trabalham na Escola Municipal Paulo Pires Pereira, na Educação Infantil, sabem da importância do brincar e o desenvolvem com os alunos. E as crianças estão sendo estimuladas através do lúdico? As hipóteses do presente trabalho são: o brinquedo tem sido utilizado como elemento pedagogicamente importante nas atividades realizadas em sala de aula? os professores acreditam que o brincar influência no desenvolvimento da aprendizagem; os professores da educação infantil estão aptos a constatar as diferenças entre o brincar a brincadeira e jogos didáticos.

Assim, o objetivo geral desse artigo é refletir sobre os jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança da Educação Infantil, sendo que os específicos são: identificar como o brinquedo pedagógico pode interagir na aprendizagem e verificar se os professores da educação infantil sabem da importância do brincar.Falar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem ainda é um pouco complexo, um dos motivos da realização desse estudo é comparar-secom a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, haverá uma contribuição à formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento, pois com a troca de experiências, teorias e prática, todos terão crescimento no ensino aprendizagem.

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